‘O Roubo de cargas no Rio de Janeiro. A volta do Faroeste?’ – Por Newton de Oliveira

25/04/2017


Quem é da geração dos anos 70, pelo menos alguma vez na vida assistiu a um filme de bang-bang onde entre os muitos enredos, estava o do roubo de gado ou de cargas por quadrilhas organizadas no processo de expansão do Oeste norte-americano.

O Rio de Janeiro do século XXI parece repetir, em tons de tragédia, a história dos tempos do faroeste. Segundo matéria do portal UOL “De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o mês de janeiro de 2017 já acumula 693 assaltos a cargas –109 ocorreram na região da Pavuna. Há cinco anos, este tipo de crime não chegava a 500 casos na região do Rio de Janeiro. Há cinco anos, este tipo de crime não chegava a 500 casos na região.

Essa situação mostra, mais uma vez que a incúria das autoridades responsáveis pela Segurança Pública nos últimos anos – que arrostavam controle sobre a cidade e seus indicies criminais – eram nada mais do que uma bazofia para encobrir a falta de preparo e investimentos sustentáveis, no setor de Segurança Pública para a realização dos grandes eventos esportivos que aqui ocorreram – Copa do Mundo e Olimpíadas.

Leia matéria na íntegra