Capelania

A Mackenzie é uma Faculdade caracterizada por ser confessional. Os Capelães, sob a supervisão do Chanceler, procuram traduzir essa confessionalidade prestando um serviço diferenciado aos alunos.

Ao longo do período em que estiver conosco, você poderá contar com a capelania através das palavras devocionais proferidas em grande parte de nossos eventos internos e, além disso, estaremos a sua disposição e de sua família para os momentos difíceis que porventura você venha a passar, sempre sendo um ombro amigo amparado na Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada.

Somos também responsáveis pela coordenação de todos os grupos religiosos que se reúnem no Mackenzie buscando conhecer a respeito de Deus conforme a Bíblia Sagrada. Realizamos eventos culturais e espirituais e ainda debates, seminários e congressos mostrando a visão bíblica conforme a ótica Reformada a respeito dos mais diversos temas que intrigam o homem pós-moderno.

Nossa participação se estende aos projetos sociais como o Programa MackVida, Dia Mackenzie Voluntário, Trote Solidário, Dia Nacional de Ação de Graças, entre outros.

 
"As capelanias zelam por uma postura ética no âmbito institucional e nas relações interpessoais, de acordo com o princípio cristão da valorização do ser humano como imagem de Deus, proporcionando igualdade, dignidade, fraternidade, solidariedade em um clima de credibilidade entre os funcionários e o reconhecimento do seu trabalho" - Dicionário Brasileiro de Teologia
 

O Capelão

Rev. Prof. Me. Jouberto Heringer, 48, é ministro da Igreja Presbiteriana há mais de 25 anos, um pastor que tem cuidado de vidas, e ajudado a muitos em diferentes momentos de suas vidas. Exerceu a docência universitária, formado em Teologia (Campinas), Letras (UFRJ), e Filosofia (UERJ), com pós-graduação em Urban Mission (Princeton) e Advancing Leadership (Cingapura), e mestre em Ciências da Religião (Mackenzie).

 

Acima de tudo, um amigo para todas as horas.

Confessionalidade

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é de natureza confessional. Isso significa que ela adota uma confissão religiosa.

Conforme seu Estatuto, o Mackenzie "rege-se pelos princípios da ética e da fé cristã reformada e desenvolverá suas atividades em ambiente de fé cristã evangélica e reformada" (Art. 1º e 2º).

Ser confessional pressupõe um credo. Como o nome já indica, uma confissão é um conjunto de conceitos e valores que declaramos ser a expressão da verdade. Uma universidade confessional é aquela que adota uma confissão explícita no desempenho de suas atividades. A confissão pela qual o Mackenzie se rege é aquela da sua Mantenedora, que se encontra explicitada em seu principal símbolo de fé: a Confissão de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Queiramos ou não, toda instituição de ensino, pública ou particular, é confessional. A prática do ensino requer uma filosofia de educação, que, por sua vez, exige ideias, métodos e valores e se orienta para um ideal na educação. Por trás disso, e influenciando cada escolha que se faz, está uma concepção de vida, de mundo, do ser humano, que por fim irá determinar o método. O que são essas coisas senão uma confissão? Portanto, mesmo universidades públicas têm seu credo. Como seguem modelos científicos mais aceitos, poucos estranham ou contestam tais crenças. O humanismo, por exemplo, tem seu credo e sua confissão. A diferença, no caso de entidades confessionais como a do Mackenzie, é que este credo é explicitamente e objetivamente assumido.